SEFIN associacao

SEFIN: Associação Portuguesa de Consumidores e Utilizadores de Produtos e Serviços Financeiros. Endereço: Rua Castilho, nº 75-8º esq, sala 7, 1250-068 Lisboa tel 213860981 ou 213860544 e-mail sefin.mail@gmail.com JOIA: 75 euros QUOTA ANUAL 75 euros

Monday, July 31, 2006

Decorrido já algum tempo da nossa última comunicação, queremos de novo retomar o contacto, dando-vos nota dos passos que a SEFIN vai dando e procurando assim dar fundamento á confiança que depositaram em nós.

Uma primeira nota serve para informar que está praticamente concluida a fase inicial de instalação da nossa Associação. Refiro-me naturalmente aos aspectos de organização, funcionamento e "visibilidade" externa, que passam pela abertura de actividade, pela contratação dos serviços de contabilidade, a definição de logotipo, a criação de "blog e site", etc.

Aproveitamos para referir que a Associação já se encontra em condições de emitir os recibos correspondentes às quotas pagas, pelo que se solicita a cada associado que nos indique (para este endereço electrónico) se pretende que lhe enviemos o referido recibo ou se prefere esperar por uma próxima Assembleia Geral para o receber pessoalmente.

Uma segunda nota serve para referir que a SEFIN tem vindo a fazer a sua apresentação, ao longo de sucessivas reuniões com as autoridades tutelares do sector financeiro e também junto das administrações de alguns dos principais bancos portugueses.

Em particular, a SEFIN foi recebida em audiência pelo Senhor Governador do Banco de Portugal, a quem entregou um dossier de que constavam dois memorandos sobre assuntos que constituem, entre outros em estudo, duas "batalhas" a travar nos próximos tempos:

- a promulgação de legislação que proteja os direitos dos herdeiros de titulares de produtos financeiros e de seguros de vida, os quais, desconhecendo a existência desses bens de família, não chegam a exercer os seus direitos à herança;

- a proibição da prática corrente, mas ilegal, no sector bancário, de arredondamento das taxas de juro em alta, geralmente para o quarto de ponto acima.

Especialmente em relação a este último ponto, a SEFIN obteve a promessa de que o assunto iria ser avaliado de imediato, dada a importância no plano financeiro desse tipo de práticas ilegais.

Com efeito, no memorando entregue, a SEFIN pôde exemplificar que:
a) num plano individual, um cliente que contrate um empréstimo para aqauisição de habitação, num montante de 200 mil euros, por um prazo de 20 anos, pagará a mais no final da vida do contrato, em média, entre 3000 a 4000 euros;
b) ao nível do sistema, dado o volume de crédito à habitação, cerca de 80 mil milhões de euros, os bancos encaixam por ano com essa prática ilegal, entre 100 a 150 milhões de euros; esse é o valor do encaixe anual para os bancos resultante do simples mecanismo do arredondamento, que está em excesso relativamente ao que os bancos deviam receber pela aplicação da taxa efectivamente contratada.

Para além e independentemente da resposta que o Banco de Portugal nos der, sobre a forma como pretenderá evitar esta prática ilegal, a SEFIN vai lançar uma campanha pública sobre este assunto.

Não queremos terminar sem repetir apelos anteriores a todos os associados:
. para que nos tragam temas e preocupações novas; neste caso do arredondamento em alta das taxas de juro, a Associação está pronta para "patrocinar" acções judiciais de clientes financeiros que, como associados, queiram usar o apoio da SEFIN para exigir o reembolso das quantias assim pagas em excesso;
- para que divulguem a existência da nossa Associação;
- para que tragam novos associados.

Chamamos ainda a atenção para o facto de a SEFIN ter agora também este blog, onde convidamos todos a deixar comentários e a expressar as suas opiniões e/ou sugestões, à semelhança do que já acontecia com a presente morada de e-mail. A morada electrónica onde o mesmo pode ser encontrado é:

http://sefinassociao.blogspot.com/


Aceitem os cumprimentos e as saudações associativas da

Direcção da SEFIN

0 Comments:

Post a Comment

<< Home